OLIMPIADAS PARIS 2024

Autenticidade: desfile pela águas do Sena, beleza e emoção previstos!

 

Barco da Grécia na Cerimônia de Abertura — Foto: Lars Baron/Getty Images

Barco da Grécia na Cerimônia de Abertura — Foto: Lars Baron/Getty Images

Redação Ge

A escolha não poderia ser outra. Respeitando a história dos Jogos Olímpicos, o barco que abriu os desfiles no Rio Sena na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas nesta sexta-feira foi o da Grécia. Nomeado “Don Juan II”, a embarcação da delegação trouxe atletas icônicos, como o astro da NBA Giannis Antetokounmpo, jogador do Milwaukee Bucks.

Barco da Grécia na abertura das Olimpíadas de Paris — Foto: Lars Baron/Getty Images

Barco da Grécia na abertura das Olimpíadas de Paris — Foto: Lars Baron/Getty Images

A primeira embarcação a aparecer sobre o Sena foi a que carregava a tocha olímpica.

Cortina de água se forma atrás da passagem da tocha olímpica — Foto: Lars Baron/Getty Images

Cortina de água se forma atrás da passagem da tocha olímpica — Foto: Lars Baron/Getty Images

Depois da passagem do fogo, uma cortina de água foi jorrada nas passagens da ponte. Logo atrás, os barcos das delegações olímpicas começaram o trajeto.

Com capacidade para 144 pessoas, o barco brasileiro foi ocupado por 50 atletas de 16 esportes diferentes (veja lista completa abaixo), além dos oficiais. O esporte com mais representantes foi o rugby, que levou 14 atletas, incluindo a porta-bandeira Raquel.

Time de refugiados

Barco da equipe de refugiados — Foto: Lars Baron/Getty Images

Barco da equipe de refugiados — Foto: Lars Baron/Getty Images

Animada, delegação brasileira desfila pelo Sena em icônica abertura das Olimpíadas de Paris - Foto: (REUTERS/Aleksandra Szmigiel)

A bandeira do Brasil tremulou pelas águas do rio Sena, nesta noite parisiense de sexta-feira, em uma das mais icônicas cerimônias de abertura da história das Olimpíadas.

O canoísta Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby de sete Raquel Kochhann foram os porta-bandeiras que conduziram o símbolo nacional em cima de um barco. É a primeira vez que o evento acontece fora dos limites de um estádio.

A delegação brasileira tem 277 atletas classificados, mas a maioria optou por não ir à cerimônia para focar nas competições do fim de semana.

Delegação do Brasil navega no rio Sena na abertura dos Jogos de Paris — Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Nesta edição dos Jogos de Paris, Isaquias Queiroz tentará quebrar um recorde e se tornar o primeiro brasileiro a conquistar seis medalhas olímpicas. O canoísta é dono de quatro medalhas, sendo uma de ouro em Tóquio 2020, além de duas pratas e um bronze no Rio 2016. Em Paris, Isaquias disputará o C1 1000m e o C2 500m.

Isaquias Queiroz ao lado de Raquel Kochhann, porta-bandeiras do Brasil — Foto: Time Brasil

Raquel, por sua vez, disputará sua terceira edição de Olimpíadas. A capitã da seleção de rugby de sete teve que se afastar do esporte por um longo tempo após descobrir um câncer de mama há pouco mais de dois anos. A atleta de 31 anos anos fez a cirurgia de mastectomia para retirada da mama e do tumor e conseguiu voltar a jogar em alto nível.

Os atletas das 205 delegações desfilam em 85 barcos ao longo do rio. Mais de 20 mil funcionários foram mobilizadas para a logística da abertura. A estimativa é que 320 mil pessoas estejam presentes na cerimônia.

Publicado em 26/07/2024