João Nascimento – jornalista
Nata do tênis de Goiânia e Brasília reunida no 16º Torneio Centenário do Kaikan
Desde esta quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi, a nata do tênis de Goiânia e Brasília, além de convidados de outros estados, está reunida no Kaikan, clube da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG). Trata-se da 16ª edição do Torneio Centenário Kaikan 2024, em que as duplas masculinas têm que somar 100 anos de idade, as duplas: mista 90 anos e as femininas 80 anos.
Na rodada de abertura o destaque ficou por conta das duplas Ulisses Júnior (CTC, atual 2º do mundo na categoria de duplas acima de 35 anos de idade, que fez dupla com João Sucupira (BSB), e Cláudio Donizete (ENG), que jogou ao lado de José Mário (GOW). Depois de uma partida de alto nível técnico, sagrou-se vencedora a dupla Cláudio/Zé Mário, pelo placar de 5-6, 6-2 e 1-5 (tie break). No outro jogo da categoria (A1), a dupla Antônio Amaro (BSB)/Paulo Vicente (BSB) superou a dupla Pedro Shiraishi (ANBG)/Julimar Oliveira (JUL) por 6-3 e 6-4.
O tenista João Nascimento (Jaó), um dos maiores detentores de títulos do torneio, inclusive sagrou-se tetracampeão com o seu então parceiro Ruy Brandão, dessa vez repetiu a dupla com Luís Siqueira (PTL), com quem também já foi campeão do torneio. Mas acabou sendo derrotado na primeira rodada pela dupla Elton Lara (AGT)/Fábio Prado (AGT) pelo placar de 6-3, 2-6 e 10-3 (tia break). Hoje, às 20 horas, faz o jogo da repescagem contra Felipe Uchiyama e Suely Kuwae, ambos da ANBG.
Aconteceu um almoço de confraternização com direito ao tradicional karaokê japonês.
O torneio é organizado por uma equipe do Kaikan, capitaneada pelo presidente do clube, Luís Harada; assim como pelo presidente do Conselho, Marco Túlio Toguchi. Além dos patrocinadores normais, o evento conta com o apoio do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e do vereador Denício Trindade (União Brasil).